Tradutor Google

História do Dia da Árvore (Antonio Marcos Pires)


Titulo: História do Dia da Árvore (pesquisa)
Interprete: Zora Yonara - Radialista
Referência: 21 de Setembro-Dia da Árvore

Zora Yonara
História do Dia da Árvore
aaa

Dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore.
A origem da data tem a ver com a chegada da primavera no dia 23 de setembro. A estação das flores. É quando a natureza fica mais colorida e florida. Além disso, os índios brasileiros cultuavam as árvores no início da primavera, quando se preparava o solo para cultivo e na época de chuvas.

A árvore é uma planta e se caracteriza por ter um caule lenhoso possuindo raiz, caule, folha, flor , fruto e semente. Há as que fornecem frutos que servem para a nossa alimentação. Toda e qualquer planta viva, lenhosa e ramificada que ultrapasse os sete metros de altura pode ser considerada uma árvore.

O Ipê amarelo, por exemplo, é uma árvore de grande porte. O açaí também é uma árvore de grande porte. A árvore nos dá frutos, sombra, cura enfermidades, fornecendo produtos medicinais ou industriais. Além disso, elas são responsáveis pelo ar puro que respiramos, ajudando a diminuir a poluição, porque dissolvem o gás carbônico durante a queima de combustível. E também protegem a terra, os rios e as nascentes.

Uma árvore , se não for maltratada pelo homem, pode chegar a viver 4 mil anos. É bom termos consciência de que, quando alguém destrói uma árvore , está destruindo um ser vivo do nosso planeta que deixa de produzir menos oxigênio, importante para a nossa sobrevivência.

No Brasil, a árvore mais antiga é um jequitibá de 3.020 anos. O Jeguitibá está localizado em Santa Rita do Passa Quatro, que fica no estado de São Paulo.

Preserve a natureza. Ajude a plantar uma árvore. Cuide bem da árvore que está próxima a sua casa. Você estará ajudando a salvar o planeta.

Antonio Marcos Pires é Radialista e Escritor.
É autor dos livros MENSAGENS PARA AS MÃES, MENSAGENS POSITIVAS ( LIVRO + CD) e MENSAGENS DE NATAL ( LIVRO + CD ) - Editora Santuário - SP
e CD's de Mensagens: Para as Mães, Para a Família, de Paz, de Esperança.
Email: amrp@globo.com

2014-09-18T02:29:33-03:00

Comentários

Sobre o Portal

Home do Portal O Portal dos Radialistas (Jabá do bom) é um Blog direcionado ao tema Rádio: Audios, Bom humor, Causos, Fotos, História, Homenagens, Informativos e Programas das Rádios e seus Profissionais de todo o Brasil.

Testemunhais

Mural de Recados

Deixe seu recado.

Livro de Visitas

Se gostou do Portal, assine o nosso Livro.