Gilson Ricardo: bom humor e sucesso em 31 anos na Rádio Globo do Rio


Gilson Ricardo, Radialista, natural de Petrópolis / RJ (1948) completou hoje 31 anos de sucesso na Rádio Globo do Rio de Janeiro.

Durante a sua participação no Programa Tarde Legal com David Rangel, Leandro Araújo, Operador do Programa, fez o nosso querido Gilson chorar de emoção ao colocar um gol narrado por Valdir Amaral. As lembranças do Gilson viajaram no tempo e trouxeram bons momentos na companhia dessa figura histórica do Rádio Brasileiro.
Gilson RicardoDavid RangelLeandro Araújo

Confira o momento de emoção e os elogios de David e Gilson ao colega Leandro Araújo que teve o seu momento de estrela do Rádio Carioca.



Conheça um pouco do bem humorado Gilson Ricardo


Gilson Ricardo: bom humor e sucesso em 31 anos na Rádio Globo

Gilson Francisco Borsato pouca gente sabe quem é, mas Gilson Ricardo todo mundo que escuta a Rádio Globo Rio de Janeiro (1220 AM), e mesmo quem não ouve, conhece. Comunicador e repórter esportivo da emissora, Gilson lá construiu a carreira de 31 anos de prestígio e sucesso.

Gilson tem 59 anos, nasceu e foi criado em Petrópolis. É casado com Mariza Guilherme. Tem 4 filhos e 3 netos.
Estudou no Grupo Escolar Rui Barbosa e no extinto Instituto Brasileiro de Educação, onde cursou Jornalismo. Trabalhou como farmacêutico aos 13 anos, serviu no Exército com 18, e um ano depois fez concurso para locutor esportivo da Rádio Difusora de Petrópolis, onde encontrou sua vocação.

? Foi por acaso, nunca pensei em trabalhar em rádio, mas quando jovem gostava de jogar futebol de botão com meu primo e costumava narrar as partidas. Fiquei entre os 10 selecionados no concurso. A prova era transmitir um jogo de futebol imaginário. Depois tive de apresentar um programa também imaginário, quando fui escolhido.

Sua entrada na Rádio Globo também foi uma surpresa: um dia o chefe de jornalismo esportivo, Valdir Amaral, ligou para ele convidando-o para integrar sua equipe, e em abril de 1976 Gilson estava lá empregado.

? O primeiro jogo que narrei na Globo foi Bonsucesso e São Cristóvão. Apresentei por 10 anos o programa Toca Tudo, de músicas, e outro dominical, o Sacode, que abordava futebol e pagode. Comando há 5 anos o Globo Cidade, recebendo denúncias dos ouvintes (cerca de 600 por dia) sobre assuntos comunitários e entrando em contato com autoridades para cobrar atitudes, e estou no Panorama Esportivo com José Carlos Araújo e Gérson Canhotinha de Ouro, transmitido para o Brasil inteiro e que aborda somente futebol ? explica.

Gilson RicardoNos fins de semana Gilson não tem folga: vai para os estádios cobrir jogos. Ainda participa aos domingos do Mesa Redonda, na emissora televisiva CNT, dando ?cartões vermelhos? para jogador, juiz ou técnico que teve mau desempenho numa partida. Tanto trabalho o faz sair de casa ao meio-dia e voltar depois da meia-noite. O reconhecimento veio em prêmios como o Bola de Ouro e o Chuteira de Ouro, ambos concedidos aos melhores profissionais da imprensa esportiva.

No pouco tempo livre gosta de brincar com seus cães e escutar músicas das décadas de 70 e 80.

? Ganhei o Chuteira no início da carreira, na Rádio Difusora, e possuo 10 prêmios Bola de Ouro. Mais importante que isso é a satisfação no trabalho e ter tido a oportunidade de conhecer tantos lugares e pessoas ? afirma ele, que já entrevistou o cantor Julio Iglesias, os craques Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Pelé, Mané Garrincha e Maradona, e esteve nas Copas do Mundo do México (1986), Itália (1990), Estados Unidos (1994), quando o Brasil foi tetracampeão mundial e ele ganhou a camisa do atacante Romário, e da França (1998).

Acompanhando futebol há tantos anos, Gilson lamenta que a técnica esteja sendo superada pela violência em campo. Também se preocupa com a fase ruim pela qual seu time de coração, o Flamengo, enfrenta atualmente. Pelé e Telê Santana são os melhores jogador e treinador de todos os tempos na sua opinião.

? No rádio considero ícones Jorge Cury, João Saldanha, Valdir Amaral, que deu dinamismo ao meio de comunicação, e José Carlos Araújo, que o tornou mais moderno, veloz e alegre.

Fonte: Gente da Ilha - Gílson Ricardo
por: Patrícia Fahlbusch - http://www.ilhanoticias.com.br

2008-04-17T21:02:00.015-03:00

Comentários

Sobre o Portal

Home do Portal O Portal dos Radialistas (Jabá do bom) é um Blog direcionado ao tema Rádio: Audios, Bom humor, Causos, Fotos, História, Homenagens, Informativos e Programas das Rádios e seus Profissionais de todo o Brasil.

Testemunhais

Mural de Recados

Deixe seu recado.

Livro de Visitas

Se gostou do Portal, assine o nosso Livro.